Robótica e Reconhecimento de Emoções aplicados a crianças com Autismo
Orientação: Prof. Dr. Teodiano Freire Bastos Filho
Coorientação: Profa. Dra. Eliete Caldeira
Alunos envolvidos: Carlos Valadão, Christiane Goulart, Hamilton RIver, Vinícius Binotti e Guilherme Baldo
Um dos objetivos do nosso grupo é construir um robô direcionado para o desenvolvimento de habilidades sociais de crianças com TEA, como uma ferramenta de auxílio para terapeutas que trabalham junto a elas. Além disso, pretendemos avaliar o impacto emocional dessas crianças frente ao robô móvel que estamos desenvolvendo, a partir de sinais fisiológicos oriundos de expressões faciais, movimento dos globos oculares e temperatura facial. Nosso grupo é composto por engenheiros e profissionais da área da saúde, o que delimita as atividades e as contribuições de cada pesquisador, tornando o trabalho mais robusto. Em 2014, construímos a robô MÁRIA (Mobile Autonomous Robot for Interaction with Autistics) e com análises iniciais qualitativas e quantitativas de crianças com TEA, verificamos, em geral, que houve uma interação positiva das mesmas com o robô, o que muitas vezes não ocorre com outros humanos. Atualmente, estamos implantando melhorias no sistema robótico, de modo que ele possa ser futuramente controlado por um terapeuta, que utilizará comandos para que o robô possa estimular a comunicação e processos cognitivos, através de jogos interativos pedagógicos. Estamos, também, testando um sistema de câmeras que capatará imagens faciais para o estudo de reconhecimento de emoções.