Exoesqueleto Robótico para Reabilitação de Joelho

Resumo

O projeto tem como objetivo desenvolver um exoesqueleto robótico comandado por sinais mioelétricos de superfície (sEMG) da perna e do tronco, e sinais do cérebro (EEG). Especificamente, pretende-se desenvolver um exoesqueleto ativo monoarticulado de membro inferior. O exoesqueleto poderá ser usado para tarefas de reabilitação do joelho em posição sentado e também nas distintas fases da marcha humana, adaptando-se às diferentes impedâncias articulares durante o apoio e a oscilação. Serão desenvolvidos e validados métodos de quantificação que permitam o controle do exoesqueleto com base a intenção do movimento do usuário.

Sistema robótico para reabilitação da marcha

PESQUISADORES

Professores
Teodiano Freire Bastos
Anselmo Frizera Neto

Estudantes de Doutorado
Anacecilia Villa Parra (Engenharia Elétrica)
Denis Delisle Rodríguez  (Engenharia Elétrica)
Flávia Loteiro (Biotecnología)
Thomaz Botelho (Engenharia Elétrica)

2014

Villa-Parra, A.C. ; Delisle-Rodriguez, D. ; Loteiro, F. ; Valadão, C. ; Bastos, T.; Frizera-Neto, A. . Robotic Systems for Gait Rehabilitation. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. (Org.). Robotic Systems for Gait Rehabilitation. 1ed.São Paulo: Canal 6 Editora, 2014, v. 1, p. 264-279.

DELISLE, D. ; VILLA-PARRA, A.C. ; GARCIA, J. ; MORAES, C. ; FREIRE, T. ; FRIZERA, A. ; LOPEZ-DELIS, A. . Development of an EEG and sEMG Wireless System for a Robotic Walker. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2014, Uberlandia. Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2014.

VILLA-PARRA, A.C.; BROCHE, L. ; ZAGARO, R. ; FREIRE-BASTOS, T. ; Zequera, M. . Mechanical Design of an Active Orthosis: Knee and Ankle. In: VII Congreso Latinoamericano de Ingeniería Mecánica COLIM, 2014, Cuenca. COLIM 2014 Memorias. Cuenca: Universidad Politécnica Salesiana, 2014. v. 1. p. 135-140.

2015

Delisle-Rodriguez, D. ; Villa-Parra, A.C. ; Bastos, T. ; Frizera-Neto, A. ; López-Delis, A. . An Exploration of the Erector Spinae Muscle for Knee Exoskeleton Control. IFMBE Proceedings. 9ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 994-997.

Delisle-Rodriguez, D. ; Villa-Parra, A.C. ; Bastos, T. ; Frizera-Neto, A. ; López-Delis, A. . Protocol to Acquire sEMG and EEG Signals for Control of an Active Knee Orthosis Based on Detection of Movement Intention. In: 1st International Workshop on Assistive Technologies IWAT, 2015, VITORIA. Proceedings of the 1st International Workshop on Assistive Technologies. VITORIA: UFES, 2015. v. 1. p. 74-77.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.